Siga-nos

Perfil

Expresso

Spice Girls de volta como hino à igualdade de género

  • 333

De todas as adolescentes do anos 90, haverá alguma que nunca tenha cantado o tema “Wannabe”, das Spice Girls, com todo o fôlego? Vinte anos depois, a canção dá voz a uma campanha sobre igualdade de género, com um remake simplesmente delicioso do videoclip original.

O vídeo mostra grupos de mulheres de todo o mundo, em cenários totalmente distintos, mas sempre com mensagens incisivas sobre o que precisa de mudar urgentemente nos seus países. A banda sonora é a famosa música das Spice Girls, que já na altura em que apareceram - cada uma assumindo um estilo diferente - mostravam quão importante é a aceitação da diversidade. E que em grupo a força é sempre maior.

Músicas à parte, o que é que esta campanha “realmente quer” para o futuro das mulheres e meninas do planeta? Igualdade. De oportunidades, de acesso à saúde, à educação, ao mercado laboral, a paridade nos salários (se bem se lembram, a previsão é de que só em 2095 isto seja uma realidade). A campanha pede ainda o fim da violência contra o sexo feminino (que continua a ter números astronómicos um pouco por todos o mundo, civilizado ou não), do tráfico humano, dos casamentos forçados, das mutilações genitais, do assédio sexual. E, claro, o melhoramento das leis e da justiça, que poderão ser fatores de peso no que toca a desenvolver todos estes aspectos que continuam a prejudicar a vida de milhões de mulheres e meninas. Basicamente, tudo o que está incluído nas 17 Metas Globais das Nações Unidas, que contemplam a igualdade de género como objetivo até 2030.

Depois de em 2015 ter usado o ator Liam Neeson para divulgar as Metas Globais relacionadas com a sustentabilidade, o Project Everyone e a ONU lançam agora este vídeo para promoverem os objetivos relacionados com as questões de género. Além da partilha do vídeo, a ideia é que mulheres e adolescentes do mundo inteiro partilhem também os seus pensamentos, desejos, expectativas e questões sobre a igualdade nas redes sociais juntamente com a hashtag #WhatIReallyReallyWant.

Depois da ex-Spice Girl Victoria Beckham ter partilhado ontem o vídeo na sua página de Facebook este tornou-se viral e são certamente muitas as mulheres que, vinte anos depois, estão hoje a dar por si a cantarolar esta música novamente. Aquele que foi o hino ao “girl power” nos anos 90, volta a servir de banda sonora a uma causa que deveria ser de todos nós.