Siga-nos

Perfil

Expresso

Mulheres (per)feitas de Photoshop

  • 333

Mesmo quando se vive muito bem com a nossa própria pele, é quase impossível uma mulher nunca ter olhado para uma fotografia publicitária e ter pensado: “quem me dera ficar com este aspecto!”. Há quem perca muito tempo a pensar nisso e se torne escrava desse objetivo e há quem simplesmente encolha os ombros e siga a sua vida. Mas há uma coisa que, embora já não seja novidade, todos devemos ter presente: estas imagens não são bem o que parecem. Ainda têm dúvidas?

A RARE Digital Art - uma agência que faz o tratamento de inúmeras imagens do universo da moda para publicações como a Vogue ou marcas como a Yves Saint Laurent - decidiu precisamente desfazer essas dúvidas. Ao longo de 90 segundos (em time lapse), revela no YouTube quão dramaticamente estas imagens são antes e depois de passarem pelo Photoshop.

Ao todos publicaram três vídeos que têm dado que falar, onde parece valer mesmo tudo em prol da imagem da mulher perfeita: cabelos e lábios redesenhados, imperfeições da pele retiradas ao milímetro, unhas aperfeiçoadas, cores dos olhos modificadas, pescoços alongados ou pestanas aumentadas são apenas alguns exemplos do processo. Ao todo são precisas cerca de seis horas de tratamento de imagem para chegar ao pretendido.

Longe vai o tempo em que estas sessões fotográficas viviam de maquilhagens aprumadas e jogos de luz perfeitos, que realçavam o melhor daquelas mulheres. Hoje, nem as modelos de renome escapam ao alto escrutínio dos cânones de beleza das grandes marcas de moda e produtos de beleza. Para as quais, pelos vistos, não há mulheres suficientemente perfeitas.

Deixo-vos em baixo os vídeos, que tanto têm de fascinante quanto de assustador. Eis a realidade de algumas das imagens femininas que nos vendem como ideais.