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VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Oito leis para construir uma marca pessoal de sucesso

A forma como projeta a sua imagem pode beneficiar a sua carreira e reputação pessoal. Conheça aqui as oito leis que contribuem para o sucesso da sua marca.

Ana Santiago (www.expresso.pt)

Se trabalhar a sua marca pessoal convenientemente pode obter um diferencial considerável em relação aos outros. Uma boa marca pessoal pode determinar o alcance de objetivos, a conquista de um trabalho ou um dado cargo, o sucesso numa negociação, entre outras coisas.

Para tal deve cuidar de aspetos tão amplos como a apresentação pessoal, a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, a atitude, a postura e os comportamentos, a capacidade de liderar e motivar-se a si próprio/a e aos outros.

Na verdade, isto significa que a construção de uma marca pessoal leva tempo e exige acções contínuas. Em contrapartida, uma palavra mal dita ou um ato menos correto podem deitar tudo a perder.

Para facilitar este processo, Peter Montoya, guru do marketing pessoal, identificou oito leis que podem fazer a diferença na criação de uma marca pessoal de sucesso:

1. Lei da Especialização

Consiste em posicionar a marca pessoal como especialista numa dada área de acção.

2.Lei da Liderança

Passa por agir de forma a ser considerado o melhor ou um dos melhores na sua área. 

3. Lei da Personalidade

Pretende construir a marca pessoal a partir da veradeira personalidade, de forma autêntica e positiva. 

4. Lei da Distinção

Procura expressar a marca de forma única para que se distinga de outras. 

5. Lei da Visibilidade

Visa dar a conhecer continuamente a marca pessoal, para que seja recordada e referenciada pelos outros. 

6. Lei da Coerência

Consiste em adotar a mesma atitude em público e em privado. 

7. Lei da Persistência

Dá tempo à marca pessoal para se desenvolver, até porque os resultados alcançam-se com muita determinação. 

8. Lei da Boa Vontade

Torna a marca bem intencionada, gerando confiança e respeito pela mesma. 

A partir daqui cabe-lhe a si definir a melhor forma de colocar estas leis em prática, respeitando sempre a essência do seu "Eu"...

Este espaço também é seu! Se quiser sugerir temas, envie as suas propostas para ana.santiago.lopes@gmail.com.

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