Siga-nos

Perfil

Expresso

VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Abandone o Calimero e adopte o cisne

Ninguém lhe liga nenhuma na sua empresa? E, no entanto, você até merecia um aplauso de pé. Deixe de ter pena de si e vá à luta, a isso chama-se valorização pessoal.

Acredito que todos nós temos potencial ilimitado. Contudo, são poucos os que conseguem activá-lo. Sei que não é tarefa fácil mas o investimento no "eu" compensa! Isto obriga-nos a olhar para dentro de nós próprios, coisa que raramente fazemos. Estamos quase sempre a olhar para o "vizinho" do lado, não é verdade?

Ponha a mão na consciência

Quanto vale a sua marca pessoal, neste momento? É um profissional competente e com atitude positiva? É conhecido e reconhecido por alguma habilidade ou talento? Quando é que recebeu o último elogio? Quantas pessoas o recomendam?Se as respostas não forem as desejadas... não se assuste! Estamos aqui para colocar a sua marca a trabalhar. Torne-se o seu melhor cartão-de-visita!

Valorize a sua marca pessoal

1. Goste de si Parece estranho mas este deve ser mesmo o primeiro passo. Recorda-se daquele slogan publicitário "se eu não gostar de mim, quem gostará"? Pois é, aprenda a gostar si, eleve a sua auto-estima, reconheça as suas qualidades. Obviamente, não estamos aqui a dizer que seja egocêntrico.

2. Aposte no seu visual Diz-se que a primeira impressão é a que fica. Por isso mesmo, os cabelos e as unhas devem estar sempre impecáveis, os dentes devem estar cuidados, o vestuário deve ser ajustado à ocasião, os senhores devem ter a barba aparada e as senhoras não devem exagerar na maquilhagem. Alguns objectos também podem valorizar a imagem, é o caso de uma boa caneta ou de uns bons óculos.

3. Cuide da sua saúde O equilíbrio físico, mental e emocional é precioso por isso procure alimentar-se bem, fazer exercício físico, dormir o necessário e discipline-se para não cometer exageros.

4. Invista em si É fundamental apostar na formação ao longo da vida. Procure frequentar cursos ajustados aos seus objectivos pessoais e profissionais. Procure dominar uma ou mais línguas, para além da materna. Leia muito para ficar actualizado, não se esqueça que hoje a informação circula à velocidade da luz. Sempre que puder viaje, as viagens alargam-nos os horizontes...

5. Valorize-se para o/a valorizarem Seja educado, pontual e organizado. Respeite-se para ser respeitado. Adopte uma atitude positiva e aja com entusiasmo. Comunique de forma eficaz e assertiva. Seja solidário e ético. Tudo o que fizer faça bem feito. Se for um profissional de excelência certamente irá ser remunerado à altura.

6. Divulgue a sua "marca" Tenha sempre à mão um cartão de apresentação. Apresente-se e diga sempre o que faz quando surgir uma oportunidade. Divulgue as suas realizações profissionais. Pratique o networking. Envie mensagens de aniversário, boas festas, etc., sempre personalizadas! Participe em eventos para "ver e ser visto".

7. Planeie o seu sucesso Conheça os seus pontos fortes e a melhorar. Defina objectivos de vida e cumpra-os com determinação. E não se esqueça, tudo isto depende de si! Todos nós temos potencial para activar, seja proactivo em relação à sua vida!!!

Este espaço também é seu! Se quiser sugerir temas, envie as suas propostas para ana.santiago.lopes@gmail.com.

Seja bem-vindo/a ao VIPP!

Quem é Ana Santiago? Conheça a autora do blogue VIPP