Siga-nos

Perfil

Expresso

Sala de pânico

Quanto custa produzir um barril de petróleo?

  • 333

Cada país tem os seus próprios custos e este gráfico mostra que, tal como já se sabia, há uns custos mais iguais que outros. O Kuwait é, claramente, o país onde é mais barato produzir um barril de petróleo: são pouco menos de 5 dólares em termos de custos operacionais. O extremo oposto pertence ao Reino Unido onde o mesmo barril custa quase 40 dólares. 

Numa altura em que o barril é transacionado pouco acima dos 50 dólares nos mercados internacionais, é interessante perceber quais os países que enfrentam maiores dificuldades. Claro que, nesta análise do FMI publicada hoje no World Economic Outlook, trata-se apenas de avaliar os custos operacionais de produzir um barril e não estimar todo o impacto das variações do preço do crude nas respetivas economias.

Os custos operacionais servem para aferir rentabilidade e tentar perceber o risco de algumas explorações poderem sair do mercado ou reduzir a produção face a uma descida dos preço. Não têm em conta que, em alguns países, o nível de preço do crude necessário para equilibrar as contas públicas e/ou manter a economia à tona da água é bastante superior a esta 'simples' estimativa de custo.