Siga-nos

Perfil

Expresso

Sala de pânico

Biliões de divida pública vão inundar o mercado

  • 333

O relatório Fiscal Monitor do FMI atualizou as estimativas para as necessidades de financiamento dos países durante os próximos anos. Para o periodo 2015-2017, as 25 economias avançadas analisadas vão necessitar de emitir, anualmente, 18,1% do seu PIB para cobrir os défices e amortizar dívida que vai vencer. 

No total, pelas contas do Expresso a partir das novas projeções do FMI para o PIB e para as necessidades de financiamento nestas economias, são 23,2 biliões de dólares (21,9 biliões de euros) em três anos nestes países.

O gráfico em cima retrata a evolução por ano e mostra que, no próximo ano, a situação tem um pico e estes países vão inundar o mercado com mais de oito biliões de dólares (cerca de 7,6 biliões de euros).    

Estes números revelam que, por um lado, as necessidades de financiamento estão a aumentar devido ao endividamento crescente de muitas economias e que, por outro lado, vai haver uma enorme disputa de investidores pelos países emitentes numa altura em que as taxas de juro estão a bater mínimos históricos.