Siga-nos

Perfil

Expresso

Exames do dia

Menu sem lupa

Maria Luísa Vsaconcelos, Professora da Universidade Fernando Pessoa

É agora aguardada a revisão em alta do valor do défice grego de 2009, estimado inicialmente em 12,7% do produto mas que a imprensa grega noticia já a um nível acima dos 14%. Só o saberemos a 22 de Abril, data em esse valor será anunciado pelo Eurostat.

Não é ainda tardia a chegada do FMI, numa missiva de auxílio no processo de consolidação orçamental com um pano de fundo de incumprimento do país. O objectivo, bornal pesado do ministro das Finanças Georges Papaconstantinou e de todo o povo grego, é o de redução do défice para 8,7% do PIB ainda em 2010.

Entretanto o prémio do juro da divida vai registando máximos recordes, acompanhando a percepção elevada de risco de incumprimento, hipótese que Jean-Claude Trichet nem sequer considera depois do acordo firmado por todos os chefes de Estado da Zona Euro. Aliás, tal como deve fazer publicamente - Trichet, assim como Durão Barroso.

Entretanto voltam as Euribor a subir, numa tendência que, não muito longe, penalizarão os créditos à habitação. Nessa perspectiva, a taxa de juro de referência foi mantida no seu mínimo histórico de 1%, avançando-se com 2011 para início das subidas.

Uma subida a destempo poderá comprometer a sustentabilidade da retoma que, assim dizem alguns indicadores, já anda por aí. Tendo em conta o impacto das expectativas dos agentes nos mercados, é preferível acreditar que assim é, ao invés de recordar a falibilidade da previsão na Economia.

No momento, passeando entre empresas e alguns mercados, o que testemunho não é retoma, é afobação. Contratar, contratar, contratar. E o resto? Em Economia não basta ter o produto, é preciso vendê-lo, é preciso receber. Contratar "afobadamente", em muitos casos não ajudará à retoma, antes agravará a penalização de algumas empresas (algumas economias) nesta recessão.

Numa economia deste tipo, não será mais possível um menu sem lupa onde, numa mesma empresa, ou se ganham milhões ou se tem congelamento de salários.

Clique na imagem para visitar o site da Universidade Fernando Pessoa

Este texto é da inteira responsabilidade do autor e da entidade representada.