Siga-nos

Perfil

Expresso

Em Off

Provocação com provocação se paga

www.expresso.pt

Provocação com provocação se paga

Minutos depois de Carlos Moreira da Silva, presidente do conselho de administração da BA Vidros, ter provocado a audiência ao falar sobre a obrigação que as empresas têm de estar permanentemente em estado de crise ("A arrogância do sucesso é o maior inimigo do crescimento"), José Ribeiro Vieira, presidente do grupo Movicortes, alegou: "Tentámos comprar garrafas para vinho e azeite (Herdade do Rocim) à BA Vidros, mas não nos quiseram vender. Enviámos emails e nunca responderam". Talvez porque, ironizou, a dimensão da sua empresa não seja suficiente para ser cliente da BA Vidros. Moreira da Silva, que tinha sido o primeiro orador na conferência "Internacionalização - Em busca do Mercado Global", organizada pela Exame e Banco Popular, já tinha saído da sala...

Fiscalizar o sucesso

A viver um bom momento, em contraciclo com a conjuntura de crise, a indústria portuguesa de calçado parece ter despertado as atenções da Inspeção-Geral do Trabalho e da Inspeção-Geral das Finanças. "Vamos lá ver se o sector está tão bom como andam por aí dizer" terá dito um inspetor ao entrar numa das empresas visitadas esta semana. Surpreendidos pela nova vaga fiscalizadora enquanto promovem os seus sapatos nas principais feiras internacionais, alguns empresários começaram a telefonar para a associação sectorial APICCAPS a aconselhar a direção a adotar um discurso mais contido. E a verdade é que a associação até já tinha decidido travar a euforia à volta do sucesso dos sapatos nacionais, não por recear as inspeções, mas por estar consciente de que na atual conjuntura europeia será difícil manter o ritmo de crescimento dos últimos tempos.

Campo de Ourique em Beleza

O economista Miguel Beleza, o irmão Zé Beleza e as respetivas esposas, foram vistos a jantar no Restaurante do Canas, um espaço emblemático do bairro de Campo de Ourique (Lisboa) que está a comemorar 97 anos de existência. O programa de festas começa hoje com o lançamento do novo disco de António Rios e vai continuar dia 30 com um concurso de beleza para eleger a Miss Campo de Ourique. A iniciativa pertence a Luís Fernandes, relações públicas do Canas e tem a colaboração autárquica (Junta de Freguesia de Santo Condestável e Câmara Municipal de Lisboa). Fernando Correia, o radialista que se notabilizou pelos relatos de futebol e que agora dirige a Cadeia Nacional de Rádio, animará o concurso de... beleza.