Siga-nos

Perfil

Expresso

Matemática

Sílvia Barbeiro premiada com a Medalha de Honra L'Oréal Portugal

Sociedade Portuguesa de Matemática

A matemática Sílvia Barbeiro, membro da Sociedade Portuguesa de Matemática, foi galardoada com a Medalha de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A medalha, atribuída anualmente a jovens cientistas que façam investigação em Portugal, premiou a investigadora pela sua contribuição para o avanço da medicina.



Com o seu trabalho, Sílvia Barbeiro pretende explicar, utilizando equações, o que acontece ao colocar-se um implante dentário. Ou seja, utilizando equações será possível perceber de que forma se comportam as células no processo de produção do osso. "O objectivo é optimizar os implantes dentários", disse a matemática em entrevista ao jornal Público. Mas o seu estudo pode também ter repercussões no tratamento da osteoporose.



Professora no Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, Sílvia Barbeiro faz parte da direcção da Delegação Centro da SPM e integra também a Comissão de Problemas das Olimpíadas Portuguesas de Matemática.



A Medalha de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é atribuída desde 2004 e conta com o apoio da Fundação Nacional da UNESCO e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Nesta edição, foram premiadas três investigadoras portuguesas, cujo trabalho está a ter um impacto positivo no avanço da medicina.