Física

Ano Internacional da Astronomia - E Depois do Adeus

Orfeu Bertolami

O Ano Internacional da Astronomia 2009 - AIA2009 - foi o maior evento educacional de divulgação científica de sempre. Organizado sob os auspícios da União Astronómica Internacional (IAU) e da UNESCO sob o tema "Descobre o teu Universo", envolveu 148 países e milhares de actividades e eventos que possibilitaram a milhões de participantes terem a oportunidade de vislumbrar a beleza do Universo e a grandiosidade dos seus mecanismos. Conduzido pelo entusiasmo incansável de astrónomos amadores e profissionais, de  professores e educadores de praticamente todo o mundo, o Ano Internacional da Astronomia 2009 foi uma oportunidade pedagógica única que apoiou, incitou e patrocinou as mais variadas e originais iniciativas locais.

O AIA2009 encerrou oficialmente em Portugal no passado dia 17 de Março, com uma palestra na Fundação Calouste Gulbenkian pelo Prof. Orfeu Bertolami (Instituto Superior Técnico, Departamento de Física, e Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear), precisamente com o título "Ano Internacional  da Astronomia - E Depois do Adeus". O objectivo desta palestra foi propiciar uma oportunidade para reflectir sobre o papel da astronomia, e da ciência em geral, na sociedade moderna; sobre as potencialidades que iniciativas globais desta natureza têm enquanto metodologia e prática educacional; enquanto instrumento de transmissão democrática de ideias e do conhecimento; enquanto mecanismo para potenciar o desenvolvimento das comunidades, reforçando e forjando ligações entre elas.

Orfeu Bertolami mencionou também que é essencial garantir que a dinâmica e que os projectos iniciados e originados pelo Ano Internacional da Astronomia 2009 tenham continuidade a nível local e que possam contribuir para a inovação e para o desenvolvimento. É essencial reter a ideia chave do Ano Internacional da Astronomia 2009, nomeadamente  que todos têm o direito à exposição ao fascínio do entendimento profundo das coisas; somos todos cidadãos do Cosmos.

Esperamos assim que "depois do adeus" possamos todos continuar a recolher os frutos do trabalho de todos os que se envolveram nas celebrações do AIA2009!