Siga-nos

Perfil

Expresso

Falar Global

Nano revolução em crescendo nas nossas vidas (video)

Falar Global (www.expresso.pt)

A nanotecnologia faz cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. Da medicina à joalharia, passando pelo desporto e pela investigação científica, a tecnologia reduzida à nanoescala representa inevitavelmente o futuro.

Nanomedicina

Com esta tecnologia é possível criar nanopartículas 100 vezes menores que uma célula, permitindo desenvolver fármacos que viajam pelo nosso corpo dentro de uma espécie de cápsula, actuando precisamente na área que necessita ser tratada, evitando a contaminação dos tecidos saudáveis adjacentes. Esta acção traz inúmeros benefícios para os pacientes, nomeadamente para os doentes oncológicos porque "diminui a incidência de efeitos secundários e isso em algumas patologias como o cancro é crítico, é crucial", conclui o Investigador da Faculdade Farmácia da Universidade de Coimbra, João Nuno Moreira. Materiais inteligentes

No Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes estão a ser estudados novos materiais  que, graças às nanotecnologias podem fazer com que a roupa que vestimos tenha a capacidade de nos proteger dos raios ultravioleta, e de infecções de microorganismos, funcionado como uma espécie de escudo. Os idosos e invisuais poderão vir a ser auxiliados por sensores acoplados nos tecidos que identificam situações de perigo e monitorizam os sinais vitais em tempo real.

Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes

Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes

Neste fascinante mundo dos materiais inteligentes, no futuro as nódoas na roupa podem deixar de ser uma dor de cabeça quando os próprios tecidos tiverem a capacidade de fazer autolimpeza ou até mesmo se adaptarem às alterações do nosso corpo Nanoglobal

Quando reduzimos o ouro à dimensão da nanopartícula, conseguimos ver um outro lado deste metal precioso, que é composto por cores naturais como o azul. Recorrendo à nanotecnologia, é possível revestir o ouro com diferentes colorações e criar peças originais.

A introdução de grafite nos tacos de golf veio revolucionar a prática deste desporto.

A introdução de grafite nos tacos de golf veio revolucionar a prática deste desporto.

Das peças de joalharia passamos para os tacos de golfe. O sucesso deste desporto depende em muito do taco utilizado em cada jogada e a introdução da grafite veio revolucionar a prática do golfe. Inicialmente eram utilizados tacos de aço, muito mais pesados mas que garantiam a estabilidade necessária para um bom swing. Com a introdução de novos materiais, o peso foi reduzido praticamente para metade garantido a mesma rigidez e os mesmos resultados.

Para além das vantagens na competição, a introdução de nanotecnologia no golfe veio ajudar os atletas a evitarem lesões "porque a bola ao bater no taco vai passar vibrações e as varetas de grafite vão absorver todas as pancadas e não vamos ter nem problemas de cotovelo, nem problemas de coluna no futuro", explica Nuno Campino, profissional de Golfe.

Veja na SIC Notícias: