Siga-nos

Perfil

Expresso

Falar Global

Conheça o Polícia Automático da PSP (Vídeo)

Anda em 17 veículos da PSP. Graças a ele já foram detectados mais de 8300 veículos sem seguro e 800 com ordem de apreensão. O Polícia Automático é high-tech e não falha.

O Polícia Automático foi uma medida implementada pelo Ministério da Administração Interna para combater casos de carjacking e outras forma de crime. Dezassete veículos das forças de segurança foram equipados com este dispositivo que, através de uma câmara e um computador ligado a uma base de dados, permite saber em tempo real toda a informação sobre qualquer veiculo.

De acordo com o Sub-Comissário da PSP, Bruno Torres: "o equipamento é constituído por uma câmara, que permite recolher imagens vídeo a cores, e por infravermelhos. Esta informação é comparada com as nossas bases de dados e caso essa comparação seja positiva, o nosso computador lança um alerta sonoro e visual que nos permite identificar qual a viatura e o motivo pelo qual consta para apreender".

Tecnologia infalível no combate ao crime

Sem esta ajuda tecnológica só seria possível verificar se um veiculo constava para apreender, por exemplo por furto ou por circular sem seguro, em operações de fiscalização de trânsito e, para isso, seria necessário montar uma operação e deslocar agentes. Com o Polícia Automático este tipo de acções são mais rápidas e consideravelmente mais eficazes, tendo em conta que apenas serão abordados os veículos com referências nas bases de dados.

Desde que foi implementado, o Polícia Automático detectou, só na divisão de trânsito de Lisboa da PSP, entre os meses de Junho e Setembro de 2009, 197 veículos em situação ilegal, 46 dos casos referentes a furto e roubo e 43 por falta de seguro.

Este mecanismo de detecção de matrículas já deu provas de que a tecnologia também é um trunfo fundamental no combate ao crime.

Parceria Portugal MIT

Supera todas as expectativas

Veja na SIC Notícias:
  • Sábados: 10h30 e 14h30
  • Domingos: 18h30
  • Segundas-feiras: 01h00
  • Terças-feiras: 20h00
  • Quartas-feiras: 15h00

O programa "Falar Global" é um produto de grande adesão que ao longo dos tempos tem abordado na SIC Notícias - e agora também no site Expresso -, o papel das tecnologias na vida dos cidadãos. Essas repercussões têm tido o privilégio de contar com o interesse crescente de todos os que semanalmente nos acompanham, certamente consequência da geometria variável das múltiplas vertentes apresentadas, sempre de forma independente e critica.

Olhar em redor e sentir o pleno direito de participar na tão proclamada "Sociedade da Informação" não só é um direito mas também um dever de cidadania de todos pelo que aqui lançamos o convite: o envio de sugestões de temas que possam ser abordados no "Falar Global", sempre numa dimensão de base tecnológica, o denominador comum do programa.

Contamos consigo e acreditamos que através da sua colaboração, poderemos levar o "e-mail a Garcia", através do endereço: falarglobal@sic.pt

Falar Global