Siga-nos

Perfil

Expresso

O Vento nas Velas

Teatro Noh e Kyogen pela Escola Kongo

Kongo Yuki

Teatro Noh é uma forma clássica de teatro profissional japonês e a única arte teatral do mundo que se manteve durante 650 anos.

Embaixada do Japão em Portugal

Foi a primeira manifestação artística japonesa a ser designada Património da Humanidade pela UNESCO. Foi desenvolvido e aperfeiçoado entre os séculos 14 e 15, em que a poesia, o teatro e a música se fundem entre eles. Os diversos elementos musicais são estreitamente entrelaçados numa simbiose entre o canto e a dança. Juntamente com o Noh, é apresentado o Kyogen, que representa a natureza humana através de acontecimentos do quotidiano, do mundo terreno, de forma cómica.

PROGRAMA:

22 de Abril | 21.00H

NEONGYOKU (O CANTO HORIZONTAL) - KYOGEN

Duração: 15 minutos

Ao passar em frente da casa do seu criado, Tarokaja, o amo ouve-o cantar. No dia seguinte, ordena-lhe que cante para ele. Tarokaja suspeita que, se lhe obedecer de ânimo leve, terá e cantar repetidamente pelo que tenta dissuadi-lo dizendo que, se não beber um copo de vinho e não tiver como almofada os joelhos da sua mulher, não conseguirá cantar.

Yuki Setto-No-Hyoshi (A Neve. A Cadência das Pisadas) - Noh

Duração: 50 minutos

Um peregrino viaja pela província de Osaca. De repente, o céu escurece e começa a cair uma neve copiosa, a tal ponto que ele acaba por se perder. É então que lhe surge pela frente, na paisagem completamente branca, o espírito da neve que lhe pede que reze pela sua redenção. Quando o peregrino acaba de rezar, o espírito dança expressando, desse modo, gratidão e alegria pela salvação, até que desaparece por entre as brumas do amanhecer.

23 de Abril| 21.00H

Inabado (A esposa bêbeda) - Kyogen

Duração: 20 minutos

Esta é a história de uma mulher que bebe sem moderação e que descura as tarefas do lar. Farto desta convivência, o marido aproveita uma visita dela a casa dos pais e manda-lhe uma carta a pedir o divórcio conseguindo ficar de novo solteiro. Com o objectivo de arranjar novo casamento, desloca-se ao templo Inaba-Du para fazer as suas preces.

Maki-ginu (Os rolos de seda) - Noh

Duração: 55 minutos

O tema principal desta peça é "a virtude do waka (poema)" que consiste em oferecer a deus poemas com vista a obter a sua graça. A parte central é a dança de kagura escutada pela deusa possuída. Enquanto noutras peças do mesmo tipo tais como Miwa e Tatsuta aparecem as próprias deusas no cenário, em Makiginu o deus de Otonashi baila no corpo da sacerdotiza e esta possessão espiritual convida à aparição de outros deuses.

Preço: €20,00 (50% de desconto a estudantes e maiores de 65)

M/ Museu do Oriente - Auditório. Em colaboração com a Embaixada do Japão e a Japan Foundation, Madrid





Coordenação



Cristina Castel-Branco e João Paulo Oliveira e Costa



Assistência Tecnica



Inês Pinto Coelho e Margarida Paes



Colaboradores



Alexandra Curvelo, Ana Fernandes Pinto, Leonilde Alfarrobinha, Pedro Canavarro