Siga-nos

Perfil

Expresso

O Vento nas Velas

Paisagens do encontro - a primeira vez

A Paisagem do Encontro

A primeira descrição da paisagem do Japão foi feita pelo célebre capitão português, Jorge Álvares, aventureiro dos mares do Oriente.

Cristina Castel-Branco

O encontro começa por ser em Malaca, com o Jesuíta Francisco Xavier, que lhe pede uma descrição do Japão. Jorge Álvares entrega-a em 1548. O texto começa assim: "isto é o que alcancei da terra de Japão" e ainda pode ser usado para descrever o que se vê hoje. A descrição era feita em 20 pontos, revelando a paisagem da costa e das áreas rurais das ilhas do Sul e explicando a vivência japonesa.

A Nau do Trato ou Kurofune

A Nau do Trato ou Kurofune

Nesta ilha os aventureiros e missionários portugueses do continente e dos Açores sentiram-se em casa. As paisagens de costas recortadas, a cair sobre o mar - "Esta terra de Japão é alta ao longo do mar..." - as baías naturais, tudo lembra a costa portuguesa. A terra é toda "aproveitada", indicando gente de trabalho e clima propício: "...dá cada ano três novidades, desta maneira: em Novembro semeiam trigo, cevada, nabos e rábanos...que comem; em Março semeiam painço, milho, mungo, grãos, feijões e patecas, pepinos, melões; em Julho semeiam arroz, inhames, alhos, cebolas. E tudo isto é com estercar cada vez a terra com esterco de cavalos...". As zonas planas eram, e continuam a ser, intensamente cultivadas e a vegetação natural nas encostas é semelhante à da vegetação natural da costa Norte de Portugal "misturada" com a das ilhas dos Açores.  

Foi nesta paisagem de grande beleza natural - "É terra bem assombrada e graciosa e de muitos pinhais e cedros e ameixieiras e cerejeiras e pessegueiros (...) e parreiras de uvas brancas, que sabem muito bem, as quais eles não comiam e, com verem que as nós comíamos, as comem" - que logo se instalaram numa parceria produtiva, os portos de aldeias para receber a grande Nau portuguesa que fazia o comércio com a China, e os seminários e igrejas dos missionários jesuítas.

FONTE - LOUREIRO, Rui Manuel; Os portugueses e o Japão no século XVI : primeiras informações sobre o Japão : antologia documental / [ed. lit.] Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses ; Lisboa; 1990.

Coordenação Cristina Castel-Branco e João Paulo Oliveira e Costa Assistência Tecnica Inês Pinto Coelho e Margarida Paes Colaboradores Alexandra Curvelo, Ana Fernandes Pinto, Leonilde Alfarrobinha, Pedro Canavarro