Siga-nos

Perfil

Expresso

Na caixa do pó-de-arroz

Porque é que as mulheres gostam tanto de sapatos?

"Quando aquela mulher me disse: "Deixa-me ver os teus sapatos" eu senti que estava realmente a ficar velha. Olhei para baixo e estava a usar um par de flip-flops. Já não consigo correr para o supermercado de saltos altos" - Sarah Jessica Parker

Solange Cosme

Quando coloco esta pergunta às mulheres em geral e resposta imediata e de senso comum é única: Gostamos, da mesma forma que os homens gostam de carros: para nos afirmarmos.

 Na verdade há uma predisposição natural para homens e mulheres se sentirem atraídos por determinados objectos mas no que diz respeito a sapatos há um oceano de distância entre os dois sexos.

Sandália Lanidor - 84,90 euros - Coloridas: Grite a todos que está feliz!

Sandália Lanidor - 84,90 euros - Coloridas: Grite a todos que está feliz!

www.lanidor.pt

Desde crianças que as mulheres têm uma atracção especial por sapatos. Que mulher nunca experimentou os enormes sapatos da mãe enquanto criança? E porquê? Porque se sentia "mais crescida". E com a idade adulta as coisas não mudam assim tanto. As mulheres continuam a usar sapatos para se sentirem "mais crescidas" seja a nível emocional, amoroso, físico ou simplesmente "mais poderosas".

Até a algumas décadas atrás este poder estava restrito a certas elites de mulheres como as actrizes milionárias, acontece que hoje em dia este objecto, até então visto como um objecto de luxo ou de pura necessidade, passou a fazer parte do quotidiano de qualquer mulher anónima e passou a ter uma nova designação: objecto de desejo. 

Algo que, curiosamente, marca todas as mulheres - e eu falo por experiência própria e das mulheres que me são mais próximas - é a compra dos seus primeiros sapatos. É algo que não se esquece. As mulheres sentem uma espécie de afirmação da sua independência aquando a aquisição dos seus primeiros sapatos e é algo que fica para sempre. Os sapatos deixam de ser um mero objecto para tapar e proteger os pés para serem um verdadeiro objecto de culto e expressão da personalidade da mulher.

Sandálias Jimmy Choo - 965 euros - Fashion Victim!

Sandálias Jimmy Choo - 965 euros - Fashion Victim!

www.net-a-porter.com

O que é mais curioso é que passa a ser quase que um código aceite naturalmente pela sociedade - homens e mulheres - e se estas os usam para expressar sinais, aqueles usam-nos para reconhecerem esses mesmos sinais.

 Vamos ainda mais longe! Não precisamos de ser psicólogos, sociólogos ou antropólogos para perceber que acima de tudo os sapatos das mulheres falam uma linguagem única e simples: a linguagem do sexo. Uma mulher de vestido preto, simples, de saltos altos vermelhos e a mesma mulher, com o mesmo vestido, de sabrinas pretas. Está a visualizar? Pois, acho que percebe o que lhe estamos a dizer. Na verdade qualquer mulher se sente imediatamente mais irresistível e sexy com um par de saltos altos.  Um vestido ultra-sexy ou uns brincos extraordinários? Não. O reflexo da personalidade de uma mulher, do seu estado emocional e daquilo que pretende transmitir aos outros começa lá em baixo - nos pés. 

Através dos sapatos que usa uma mulher consegue transmitir vários aspectos da sua personalidade: atlética, artística, conservadora, arrojada, divertida, feminina.

Para além de tudo isso, a compra de sapatos acaba por funcionar como uma espécie de "catarse" para a maioria das mulheres. O que faz quando está deprimida? Compra sapatos.

Sandálias Carolina Herrera - Aprox: 400 euros - Vista os pés de Cinderela, mas não perca nenhum sapatinho.

Sandálias Carolina Herrera - Aprox: 400 euros - Vista os pés de Cinderela, mas não perca nenhum sapatinho.

Os sapatos são a compra mais fácil para qualquer mulher: não lhe diz que está com quilos a mais, com o peito pequeno ou com a anca larga; não lhe diz que tem a pele demasiado pálida ou as olheiras salientes, não lhe grita aos ouvidos que precisa de ser mais alta para usar aquilo. Na verdade os sapatos têm a vantagem de serem sempre do mesmo número e por isso... caberem sempre!

Na Caixa do Pó-de-arroz é um blogue dirigido a mulheres que se interessam pela imagem, seja pela saúde/silhueta seja pelas tendências da moda. É um blogue para todas as mulheres, sobre mulheres e sobre o que interessa às mulheres.

Envie para nacaixadopodearroz@expresso.impresa.pt