Siga-nos

Perfil

Expresso

Mau tempo

Martim Silva

Martim Silva

Diretor-Executivo

O desenxabido lombo de vitela europeu

  • 333

Os líderes dos 28 juntaram-se à mesa neste último Conselho Europeu e na última ceia com David Cameron antes do britânico sair da sala e deixar o clube reduzido a 27 comeram lombo de vitela escalfado, com legumes pequenos e morangos. Não sei se os líderes europeus mereciam melhor refeição. Sei é que nós merecíamos uma Europa melhor. Triste refeição, triste Europa.

A líder da Escócia foi reunir-se com os líderes europeus, em busca de apoio na pretensão de manter os escoceses na União Europeia, mesmo com o Brexit do restante Reino Unido. Claro que quem mais protestou, de imediato, foi a Espanha. Não é difícil perceber: se alguma vez a Escócia, independente ou não, conseguir entrar na UE ou sequer negociar com a UE de igual para igual, que argumento têm os espanhóis para recusar o mesmo aos catalães. No Reino Unido discute-se a unidade do Reino Unido, mas também o futuro de Espanha. E por isso Rajoy, que dentro de casa não consegue dar um murro na mesa e formar um governo, foi tão assertivo e definitivo.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)