Siga-nos

Perfil

Expresso

Os incêndios serão cada vez piores

Já se pronunciaram os melhores especialistas do país em matéria de incêndios e gestão das áreas florestais. A conclusão parece ser inequívoca: Portugal enfrenta em desafio sem precedentes como resultado seguramente do abandono do interior, da incapacidade dos proprietários limparem as suas terras, das escassas medidas de prevenção, dum ordenamento florestal onde está muito por fazer – mas o ponto fulcral é que as brutais alterações climáticas das últimas décadas criaram as condições ideais para que estas tragédias aconteçam e se venham a repetir com regularidade no futuro.

Temperaturas acima de 40 graus, uma tempestade seca, um raio que racha uma árvore ao meio, ventos poderosos a mudar constantemente de direção e muitas árvores e vegetação prontas a arder à menor fagulha: estes ingredientes não existiam todos ao mesmo tempo e a meio de mês de junho em meados do século XX. Mas desde aí, tudo mudou.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido