Siga-nos

Perfil

Expresso

A esquerda tem de resolver o problema que tem os investidores

Os investidores e os mercados estão sempre de pé atrás perante qualquer governo de esquerda ou mesmo de centro-esquerda. A esquerda paga-lhes na mesma moeda: desconfia permanentemente dos investidores e dos mercados. Ora o investimento produtivo é fundamental para uma economia crescer. Por isso, um governo de centro-esquerda tem de ter capacidade de atrair investimento e de conseguir estabelecer pontes com empresários e gestores. Se não o fizer, o crescimento estagna, os objectivos de uma maior distribuição de riqueza colapsam e a prazo a ambição de uma maior justiça social regride. Por outras palavras, o investimento é demasiado importante para ser uma bandeira apenas da direita.

A esquerda parece manter uma ideia dos investidores, empresários e gestores ligada ainda ao século XIX e à primeira metade do século XX: detentores do capital façanhudos explorando trabalhadores famintos, a laborar em condições miseráveis no interior de minas sem qualquer tipo de segurança.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)