Siga-nos

Perfil

Expresso

Está a correr mal, dr. Centeno

  • 333

Pode-se dar as voltas que se quiser, mas os dados económicos mostram que a economia está claramente a desacelerar e que a meta de um crescimento de 1,8% para este ano é cada vez mais uma miragem. Está na altura do ministro das Finanças refazer as contas, chamar os representantes dos partidos que apoiam o Governo e dizer-lhes que assim não vai dar, pelo que será necessário tomar algumas medidas difíceis.

Mário Centeno não podia prever o abrandamento da economia internacional e, em particular, do crescimento económico na União Europeia. Mas a estratégia que gizou, assente em parte no aumento do consumo privado está também em causa, porque este indicador tem vindo a desacelerar. Como há igualmente uma quebra evidente no investimento (os fundos comunitários do Quadro 2020 continuam a não chegar à economia?) e as exportações, que têm sido um dos principais motores do crescimento nacional, estão a patinar devido ao colapso do mercado angolano e à forte travagem das vendas para a China e Alemanha, o PIB nacional está à beira da estagnação.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)