Siga-nos

Perfil

Expresso

A Europa desalinhada

White Stream quer destronar Nabucco

O gasoduto White Stream II permitirá a canalização de 20 mil milhões de metros cúbicos de gás para a UE a partir de 2012. E acabará com a dependência europeia do gás russo.

Clique para saber tudo o que se passa na Europa

"A Roménia atingiu o seu objectivo, passar a ser o terminal energético da UE no Mar Negro", titula o "România liber?", no dia seguinte à assinatura, em Bucareste, do acordo entre a Roménia, a Geórgia e o Azerbaijão sobre a construção de um gasoduto de ligação entre os poços de gás no Mar Cáspio e a Europa.

O projecto White Stream II, "corresponde perfeitamente às aspirações dos europeus", pois "irá servir para trazer 20 mil milhões de metros cúbicos de gás para a União Europeia a partir de 2012" e "porá fim à dependência europeia do gás russo".

O custo - entre 2 e 4 mil milhões de euros - faz dela "a opção mais vantajosa para a UE", mesmo que faça concorrência ao Nabucco, o gasoduto (bem mais dispendioso) que irá fazer a ligação entre o Irão e a Europa Central, passando pela Turquia, e que é alvo de negociações no seio da UE. Uma outra vantagem, nota o "România liber?", é ser "o primeiro passo da Roménia na alteração do mapa geopolítico do mar Negro".