Siga-nos

Perfil

Expresso

Trump: não é só a economia, estúpido!

Como estarão alguns recordados, a campanha de Bill Clinton utilizou, em 1992, a frase “A economia, estúpido” contra o então recandidato Bush (pai) que tinha bons resultados no plano internacional (organizara a coligação internacional com a ONU para defender o Koweit da invasão iraquiana), mas medíocres do ponto de vista do desenvolvimento económico e do emprego nos EUA

Ora Trump tem o contrário. O crescimento de 3,2% do PIB americano e a queda do desemprego para valores semelhantes aos do fim da era Clinton são indicadores fabulosos. O que cria um paradoxo (que cabe como uma luva a Portugal): devemos medir a ação dos executivos sobretudo pelos resultados económicos, ou concluir que eles têm pouco a ver com a ação dos Governos? Na primeira opção, Trump tem de ser considerado um bom presidente e o nosso Governo um bom Governo. Na segunda, tanto o nosso Governo como Trump, podem ter muito bons resultados, mas tal não depende essencialmente das suas ações.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)