Siga-nos

Perfil

Expresso

Marine Le Pen e o fim da Europa

Em primeiro lugar não creio que Marine Le Pen ganhe as eleições em França, mas como já disse o mesmo de Trump nos EUA não estou certo. Em segundo lugar, creio que uma vitória de Marine Le Pen esbarraria com diversas instituições naquele país, porque como o exemplo de Trump tem mostrado, não basta ter o poder executivo; as democracias têm poderes e contrapoderes, freios e contrapesos

Ainda assim, a Comunicação Social portuguesa e francesa gosta bastante das frases bombásticas de Le Pen, tal como a de que ela acabaria com a União Europeia. Talvez não seja por serem de Le Pen, mas por serem bombásticas. A Comunicação Social está a transformar-se numa esponja que absorve o pior das redes sociais. Foi assim com Geert Wilders, que teve todas as atenções, ao contrário do maior vencedor das eleições holandesas – o líder do partido de Esquerda Verde, europeísta convicto, que passou de quatro para 14 deputados, e de quem nem sabemos o nome (Jesse Klaver).

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)