Siga-nos

Perfil

Expresso

As razões da Turquia

Sempre fui contra a ideia da adesão da Turquia à União Europeia. O problema residia em duas questões que não são de pormenor: a primeira é que a Turquia é, essencialmente, um país asiático, ou daquela região que se chama Ásia Menor; a segunda é que nunca foi totalmente uma democracia, estando nesse aspeto a piorar drasticamente nos últimos tempos. Porém, as principais cabeças e capitais europeias eram a favor da entrada de Ancara, embora a prazo

Acresce que a Europa andou numa espécie de jogo com a Turquia, prometendo sempre para daí a uns tempos, uma decisão definitiva sobre a adesão. A evolução da política turca levou o seu presidente Erdogan para uma deriva autoritária e daí para um referendo ainda mais autoritário. É neste contexto que os comícios junto das comunidades turcas na Europa vieram a ser proibidos na Holanda e na Alemanha e serão, provavelmente, noutros países da UE.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)