Siga-nos

Perfil

Expresso

Globalização (lembram-se?) e reacionários

Qual é coisa qual é ela que nos está a deixar desesperados e sem reposta? É a velha globalização (para quem preferir, a mundialização ou a internacionalização dos mercados). Deixa-nos nervosos e indefesos, pelo que os eleitorados preferem voltar ao lugar seguro da velha Nação, da velha fronteira, do velho líder/pai. À esquerda e à direita a reação (no sentido exato da palavra) não desarma de parar o vento com as mãos. Os restantes não sabem bem o que hão de fazer

Num episódio de Downton Abbey, passado já depois da I Grande Guerra, quando passa a ser tolerável que plebeus entrem nas festas dos condes, as ladys se casem com divorciados ou negros entrem nos salões dos manors, a mais velha senhora da grande família diz qualquer coisa como isto: pois nós nunca assim fizemos, nem concordamos que se faça; mas isso nada interessa, pois agora passou a ser assim e temos de adaptar-nos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)