Siga-nos

Perfil

Expresso

Para onde vai o dinheiro do povo?

Vejamos o que se passa, com calma. Este Governo prometeu que iria colocar mais dinheiro nos bolsos dos portugueses como forma de recuperar a economia através do consumo. Ou seja, os portugueses consumindo mais, animavam a atividade e ajudavam a criar empregos. O balanço até agora é o seguinte: os portugueses não consomem mais, o desemprego caiu de facto e as exportações continuaram a ser o motor da economia. Isso atrapalha a teoria de Centeno e Costa, que ainda assim não deixam de ter resultados positivos

Com a confirmação, hoje, do INE de que a Economia tinha crescido 0,8% no terceiro trimestre podemos agora ter a certeza da decomposição desse número. O grande motor foi a exportação e, ao contrário do que chegou a afirmar, a exportação dos aviões militares F-16 para a Roménia tem um impacto nulo. Ao mesmo tempo sabe-se que a procura interna cai 0,6 pontos percentuais em cadeia, mas parece que a poupança também está nos mínimos. O mistério é, pois, onde está o dinheiro?

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)