Siga-nos

Perfil

Expresso

E agora, como sempre, regressa o antissemitismo

Enquanto por cá se discute (ou melhor, se trocam insultos) acerca de coisas sem importância, Trump e os seus apoiantes na Europa vão ganhando terreno. E o campo que estão a conquistar e a minar não é, ao contrário do que nos querem fazer crer, baseado numa agenda apenas da direita mais extrema; é comum, em diversos aspetos, à agenda da esquerda irresponsável. Deixem-me só recordar os seguintes aspetos: a oposição ao TTIP (tratado transatlântico), desprezo pela Nato e… finalmente, o antissemitismo

Hoje mesmo Jorge Sampaio escreveu um impressionante ensaio no jornal ‘Público’ onde apela a uma ação concertada e conjunta contra a onda populista que se vive. Nele recorda que, mesmo em Portugal, se perdeu o consenso nacional sobre política externa. E acrescenta, “são cada vez mais fortes as posições nacionalistas contra a integração europeia, incluindo o Partido Comunista e do Bloco de Esquerda, na ausência de uma força populista de direita”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)