Siga-nos

Perfil

Expresso

Impostos: iníquos, desiguais, demagógicos

  • 333

Há duas frases que são como emblemas do sistema de impostos que andamos a criar. Digo andamos, porque o problema vem de trás, muito de trás. A primeira dessas frases é de Sérgio Vasques, que já foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de um governo PS. Diz ele (citado por João Vieira Pereira, no Expresso Curto): “Só vale a pena mexer nestes impostos se souber que sou capaz de ir buscar qualquer coisa acima dos 100 milhões de euros (…) de outro modo, o esforço administrativo e o dano que se pode produzir sobre determinado setor verdadeiramente não nos compensa”

A segunda é de um ex-cabeça de lista do PS às eleições europeias, constitucionalista e constituinte conhecido - Vital Moreira. Afirma o professor de Direito: “Primeiro, não se vê razão para as pensões subirem quando os salários em geral continuam congelados; segundo, o adicional das pensões vai incidir sobre os contribuintes no ativo que, quando chegar a sua vez, não vão beneficiar das pensões que agora são chamados a financiar”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)