Siga-nos

Perfil

Expresso

Tenham vergonha... digam que precisam do dinheiro

  • 333

Há certas coisas que não valem a pena. Uma delas é mascarar como saudáveis impostos sobre os refrigerantes. Mais grave, do meu ponto de vista, é minorar os efeitos fiscais dos faltosos. Opus-me, neste espaço, aos RERT (Regime Excecional de Regularização Tributária), aos ’vistos Gold’ como me oponho às Fat Taxes e aos benefícios aos devedores. Todos eles têm um ponto em comum: apenas pretendem sacar dinheiro aos contribuintes. E todos têm uma falha em comum: prejudicam os cumpridores e, regra geral, os que menos têm

Prefiro mil vezes que o Estado (ou o Governo que o representa) me diga que não tem outra hipótese, que pede desculpa, mas que tem de lançar mão de medidas estranhas para equilibrar as contas a ter de ouvir as justificações mais ou menos cretinas para cada taxa ou imposto. Quando se começa a tentar arranjar racionais para coisas inexplicáveis, acontece o que Marcelo lembrou no 5 de Outubro: cava-se um fosso entre a política e os cidadãos.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)