Siga-nos

Perfil

Expresso

Das necessidades e virtudes do PS

  • 333

João Cravinho, que além de ser um sénior da política e do PS, tem sempre pertencido ao que podemos classificar como ‘ala esquerda’ dos socialistas, disse algo que é bom ter presente: “Muitas das grandes transformações ideológicas em partidos começam por problemas como resolver o financiamento e têm esse justificativo”. E mais adiante concretiza: “O que começa como um desenrascanço financeiro leva a transformações ideológicas”

Cravinho falava no âmbito de um trabalho de São José Almeida, no ‘Público’, sobre o efeito no PS do ‘imposto Mariana Mortágua’ (designação que ela diz – e bem – ter sido criado nesta casa). Há, naturalmente posições diferentes entre os socialistas (sempre houve, faz parte da tradição). Ana Catarina Mendes e João Galamba não veem qualquer alteração; Sérgio Sousa Pinto considera que há um problema quando uma deputada do Bloco de Esquerda defende, em plena sessão do PS, os pressupostos do “socialismo de miséria” (expressão dele que subscrevo) derrotado por Mário Soares em 1975.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)