Siga-nos

Perfil

Expresso

O livro do assessor de Cavaco

  • 333

Fernando Lima, que durante tantos anos trabalhou com Cavaco Silva, foi meu colega e chefe no ‘Jornal de Notícias’ há quase 40 anos. Tenho-o na conta de um homem sério, embora discordando muitas vezes do que diz, do que pensa e da forma como age. Por exemplo, sem querer fazer julgamentos moralistas, se é verdade o que ele conta no seu livro “Na Sombra da Presidência”, que é um relato de 10 anos em Belém, com Cavaco, eu acho que teria batido com a porta. E digo acho, porque sei bem que, por vezes, um homem não é inteiramente livre para fazer o que quer, embora simultaneamente pense que não seria capaz de ficar na prateleira, teoricamente a trabalhar com quem me tratara mal

Posto isto, o conteúdo do livro dá conta do estilo de Lima. Ele é assim: informa-se muito, sabe imensos pormenores de tudo o que se escreve nos jornais e diz na rádio e televisão e relaciona todos esses factos. É, se quiserem, no bom sentido da palavra, picuinhas. Ainda bem que há pessoas assim; eu sou o contrário, não acredito por norma em conspirações, nem relaciono todos os factos com um propósito comum. Ingenuamente, talvez, tendo a crer na boa-fé de todos e de cada um.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)