Siga-nos

Perfil

Expresso

O estranho caso Dilma Rousseff

  • 333

Já percebi que, em Portugal, quase toda a gente é especialista em política brasileira. A maioria, aliás, devem ser profundos conhecedores da Constituição da República Federativa do Brasil e dos meandros e corredores dos seus centros de poder. Só por isso pode haver em Portugal tão grandes certezas sobre o que se passou no Brasil. Que já chegou a ser comparado com o que se passou no Paraguai com Fernando Lugo (que teve pouco mais do que uns minutos para se defender numa sessão relâmpago do Senado local), ou com qualquer golpe de Estado em qualquer latitude

Não sendo eu especialista na Constituição, na estranhíssima composição do Congresso ou do Senado brasileiros, nas espúrias e complexas alianças de poder e menos ainda em pedaladas fiscais ou coisas do género, declaro a minha ignorância sobre o que significa em termos político-jurídicos o processo de julgamento da Presidente, mas tenho muitas interrogações que vejo pouco debatidas.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)