Siga-nos

Perfil

Expresso

O estilo e a política

  • 333

Não há dúvida de que as férias fazem bem. Sobretudo às cabeças cansadas. Vejam o meu caso: andava eu a pensar que a política era a arte do possível; de, partindo da realidade, encontrar e propor um meio para evitar que os assuntos principais de uma comunidade corram mal. De todos, ou a maioria dos habitantes da polis, se reverem em alguns dos seus diversos dirigentes, a quem caberia dizer a verdade sobre a situação e apontar caminhos para as soluções possíveis (sendo desejável que haja mais do que um único caminho). Mas não! Sou obrigado a reconhecer que a política não é nada disto. É apenas uma questão de estilo

Afinal, percebi eu pela leitura atenta da maioria dos nossos gurus e comentadores, bem como pelas frases dos analistas, a política é a arte de levar o pacóvio a acreditar nele, através de um estilo que, por ser estiloso, não tem necessariamente que estar relacionado com a realidade, nem com os problemas verdadeiros, mais ou menos graves, que afetam a comunidade ou a polis.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)