Siga-nos

Perfil

Expresso

O triunfo da democracia turca?

  • 333

Convenhamos que a democracia turca é como o banho turco. Não é bem uma democracia, como não é bem um banho. E o designado ‘golpe de Estado’ contra Erdogan e o seu regime conseguiu um feito extraordinário: reforçou o regime e Erdogan. O principal suspeito de qualquer ato criminoso é quem mais lucra com ele. Não tem de ser assim, mas é muitas vezes assim

Custa, portanto, ver países europeus ou o secretário-geral da Nato a saudar a vitória da democracia em Istambul. Custa, porque a Turquia já não é uma democracia. Como o não são os métodos até agora usados nem os que estão a ser discutidos para responder aos golpistas. Ao contrário trata-se de métodos autocráticos, desumanos, populistas, ultra-religiosos. O presidente turco conseguiu, com este acontecimento, colocar como reféns todos os habitantes do seu país.

Para continuar a ler o artigo, clique AQU
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)