Siga-nos

Perfil

Expresso

1 392 155

  • 333

Este é um número que deveríamos ter presente. Em termos de demografia europeia não é muito grande. Representa menos gente do que a província de Sevilha e apenas um pouco mais (90 mil) do que o conjunto da população do Grande Porto. É uma cidade média, muito longe das grandes urbes europeias. Mesmo as metrópoles formadas por Lisboa ou por Estocolmo são bastante maiores

É o número dos refugiados que quiseram entrar na Europa. Apenas 0,27 por cento da população da União (a 28). Uma gota de água que faz mover tanto populista, tanto medo, tanta discussão política.

Estes dados, são Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo (EASO) e revela que este é o número mais elevado desde que a UE começou a coligir estes dados. Ah! E uma coisa mais importante: destes 0.27% da população europeia nem sequer metade – repito, metade -, conseguiu entrar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)