Siga-nos

Perfil

Expresso

Estado da Nação? Malditos números!

  • 333

Sinceramente, talvez tivesse gostado que no debate sobre o Estado da Nação alguém se tivesse levantado para dizer: Malditos números! Por que razão, hoje em dia, se tende a quantificar tudo? Será o Estado da Nação resumível a uma folha de ‘Excel’? Qual é o verdadeiro estado em que vivemos?

Sabemos que as exportações desceram, que o PIB não cresce o esperado, que o desemprego se mantém alto, sobretudo tendo em conta que o número de pessoas empregadas desceu, a atividade económica desce. Também desceu o IVA da restauração, ao passo que os salários da função pública foram (já em parte e serão totalmente) repostos do corte. Acima de tudo, a confiança, cresceu com a formação deste Governo, como é normal, quando se avisa que se vira a página da austeridade (ler tragédia para a maioria das pessoas). Infelizmente, já voltou a diminuir.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)