Siga-nos

Perfil

Expresso

Nóvoa seria um desastre para Costa

  • 333

Muita gente se interroga, a começar por José Sócrates, por que razão o PS não apoia um dos candidatos presidenciais. Neste um está implícito Sampaio da Nóvoa, já que Maria de Belém, apesar de ex-presidente do partido, é claramente lançada por se temer que Sampaio da Nóvoa ficasse sozinho no campo socialista. Os apoios de que Belém dispõe, sendo importantes, não são de todo do ‘tempo novo’ que o trovador que há dentro de Nóvoa apregoa

Mas deveria Costa, ou o PS, oficialmente apoiar Nóvoa? Parece-me que seria um erro. Aliás já é um erro o envolvimento excessivo de figuras do PS e do Governo na campanha, as quais só se podem explicar pela confiança de Costa e do seu núcleo político de que o ex-reitor não tem hipóteses de chegar a Belém.

Como se diz no título, Nóvoa como Presidente da República seria um desastre para Costa como primeiro-ministro e para este Governo, Manuel Alegre detetou-o bem, ao compará-lo com Eanes (“já vi este filme”, disse o poeta apoiante de Maria de Belém), mas a meu ver fê-lo de forma incompleta. Vejamos que ameaças (mesmo em relação a Marcelo) Nóvoa constitui para Costa.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI