Siga-nos

Perfil

Expresso

Marcelo e os outros

  • 333

“Com as calças do meu pai, também sou um homem”. Não sei se ouviram a frase de Jerónimo de Sousa quando lhe pediram para comentar a ausência de cartazes e de campanha na candidatura de Marcelo, mas foi das melhores frases. O líder do PCP acrescentou: ele anda em campanha, há anos, na televisão

É verdade, é algo de que Marcelo não tem culpa, mas de que se aproveita. Todos os seus concorrentes têm de se colocar – passe a expressão – em bicos dos pés, mas o ex-líder do PSD, ex-comentador de televisão e futuramente ex-professor de Direito tem a terra desbastada. Corre numa pista de tartan, com sapatos adequados, enquanto os outros vão a corta-mato e de chinelos.

Acresce que ele corre sozinho na sua área política, ao passo que os restantes se acotovelam. Dois deles, ambos membros do PS, representam a moderação socialista – Maria de Belém, que sem apoios institucionais do partido consegue bons ‘scores’ e Henrique Neto, que conta com uma certa hostilidade de quem não gosta de gente politicamente incorreta a dizer as verdades. O resto é tudo semelhante: Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Edgar Silva são candidatos que alegram aquela esquerda mais ou menos folclórica, mais ou menos simpática e mais ou menos caviar que está na moda.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI