Siga-nos

Perfil

Expresso

A Argentina da Europa

  • 333

Há comparações que preferíamos que não fossem feitas. E ouvir dizer que Portugal é a Argentina da Europa está longe de ser uma coisa boa. Em matéria de seriedade financeira dificilmente se podia descer mais baixo. Nos últimos dois dias tive a oportunidade de falar com alguns responsáveis das maiores casas de investimento internacional e todos são unânimes: Portugal saiu fora do radar.

E alguns destes responsáveis nem perderam dinheiro na decisão do Banco de Portugal de retroativamente passar dívida sénior do Novo Banco para o BES. Mas viram esta decisão como um enorme sinal vermelho a qualquer investimento em Portugal: “Portugal it’s out”.

Para estes investidores aquilo que se passou é puro e simples confisco. Sem direito de resposta, contestação, nem mesmo negociação. As consequências estão já aí. Todas as empresas portuguesas, principalmente as do sector da banca, que queiram ir ao mercado emitir dívida vão encontrar uma enorme e intransponível barreira de betão. É mais fácil o Tondela ganhar o Campeonato Nacional do que encontrar quem esteja disponível para financiar um banco português.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI