Siga-nos

Perfil

Expresso

À beira mar plantado

Vem aí o Natal

Domingo que passou, passou também o primeiro do Advento, época que desde que me conheço é acompanhada com uma coroa de ramos de pinheiro com quatro velas, que são sucessivamente acesas sinalizando o número de velas acesas a semana do advento em que nos encontramos.

Entretanto começa-se a preparar a ceia de Natal que este ano calha aliás lá em casa o que implica uma logística interessante, particularmente quando se está em Lisboa e não em casa no Porto a maior parte da semana. Em todo o caso há pormenores dessa logística - pormaiores, deveria dizer - que me escapam. O bacalhau, p.ex., aparece como que por magia. Cada dia mais demolhado e mais pronto para a ceia não é, no entanto, o único rei à mesa da consoada. Não pode faltar um arroz de polvo com os respectivos filetes.

Tradicionalmente, a árvore de Natal só se montava na própria véspera de Natal. Desconheço se é assim que se faz na Alemanha ou se era só em casa do meu pai, mas a verdade é que foi uma tradição que se manteve. Em contrapartida, no entanto, a época do advento era adocicada não só nos já comuns calendários do Advento - com portinhas que escondiam chocolates e que o meu pai trazia da Alemanha quando cá ainda não havia - como no melhor dia, do ponto de vista das crianças, desta quadra: o dia 6 de Dezembro, ou de S. Nicolau. Uma bota estrategicamente colocada à porta do quarto apareceria cheia de guloseimas no dia seguinte em memória desse - literal - Santo.

Naturalmente que já em adulto, mais que as guloseimas e as prendas que agora são para os filhos, aprendemos a valorizar o que é verdadeiramente importante no Natal: estas recordações do Natal passado com os que já não estão cá e o saborear do Natal presente com os que nos estão próximos. E que os pequenos um dia se lembrem destes Natais com a felicidade com que fazemos o mesmo dos da nossa infância.

Banda Sonora

O que eu não associo especialmente ao Natal são as músicas de Natal. Não porque estejam ausentes nesta altura, mas porque, exactamente pelo fraquinho que lhes tenho, elas já me acompanharem o resto do ano. Ando sempre com uma mão cheia delas no leitor. Aproveitando esta altura, deixo aqui uma mini-playlist natalícia, sem grandes pretensões. Feliz dias de Advento a todos!

Paul McCartney - Wonderful Christmas Time

Bing Crosby e David Bowie - Drummer Boy

Bruce Springsteen - Santa Claus is Coming to Town

Beach Boys - Little Saint Nick

Chris Rea - Driving Home for Christmas

Sammy Davis Jr.- It's Christmas Time All Over the World

The Pogues Featuring Kirsty MacColl - Fairytale Of New York

Frank Sinatra - The First Noel

Os Marretas - Carol of The Bells