Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Gente

(www.expresso.pt)

Catroga superstar

  • 333

O antigo ministro de Cavaco Silva está a coordenar o programa eleitoral do PSD e é uma das...

Catroga superstar O antigo ministro de Cavaco Silva está a coordenar o programa eleitoral do PSD e é uma das apostas fortes para integrar o Executivo de Passos Coelho. Esta semana, Eduardo Catroga já foi eleito, mas para o Conselho Leonino, no Sporting. É caso para dizer que Catroga está a especializar-se em casos muito bicudos de resolver.

A gafe de Lula O antigo presidente brasileiro Lula da Silva esteve esta semana em Portugal, para receber o Prémio Norte/Sul, do Conselho da Europa. No discurso, agradeceu à "deputada Vera Jardim...". Estava a referir-se ao deputado socialista e reputado advogado.

Sócrates não gosta de samba O final de mandato do Governo fica marcado pelas relações difíceis de José Sócrates com... o Brasil. Depois de no final do Conselho Europeu, na semana passada, se ter irritado com as perguntas em sotaque de samba, chegando a dizer a uma jornalista para ir consultar o site do Governo, agora, em Coimbra, onde assistiu à homenagem a Lula na universidade, e perante a insistência dos jornalistas brasileiros com perguntas sobre a crise, José Sócrates soltou: "Já não bastava os jornalistas portugueses, agora também são os brasileiros?" Já sabemos onde é que o primeiro-ministro não vai passar férias quando deixar o Governo.

QUADRATURA Não é uma novidade absoluta. Pedro Silva Pereira já integrou os quadros da TVI e se as sondagens andarem certas e o PS for corrido do Governo é provável que o ministro da Presidência de Sócrates volte à televisão. Quinta-feira, Silva Pereira esteve na SIC/Notícias, na "Quadratura do Círculo", a substituir António Costa, ausente no estrangeiro. O ministro não se safou nada mal e pareceu até menos crispado do que nas suas últimas intervenções como governante. Se o PS for apeado a 5 de junho, quem sabe se não tem futuro garantido como comentador na tv?!...

8,6 "Está para nascer um primeiro-ministro que tenha feito melhor no défice", disse Sócrates em 2009. Agora foi conhecida nova derrapagem nas contas do défice

Jorge Simão

Os sorrisos laranja Os sociais-democratas parecem agora cada vez com mais razões para sorrir perante a proximidade do regresso ao poder, como mostra a boa disposição desta foto com José Luís Arnaut e Hermínio Loureiro, na reunião do Conselho Nacional do partido na terça-feira. Se já havia o 'careca do Benfica' no PSD (Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra), agora os laranjinhas arranjaram o 'careca de Oliveira de Azeméis', onde Hermínio, antigo presidente da Liga de Clubes, é presidente da autarquia.