Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

Transportes e Matemática, o mundo de ideias feitas

Portugal teve uma subida recorde nas notas do 4º ano, contrariando uma das ideias mais habituais na sociedade portuguesa sobre a qualidade do nosso ensino. Há vários anos – e portanto há vários governos – que as subidas dos alunos portugueses nos testes internacionais do TIMMS (e que são o benchmark na matemática) matemática são muito consistentes. E as subidas nos testes mais gerais de PISA têm sido muito boas. Apesar disso, uma boa parte dos portugueses acha que por cá não se aprende nada e muitas pessoas mais velhas partilham a convicção de que “antigamente” é que se aprendia muito e que agora os alunos não sabem nada.

As duas ideias feitas são erradas e isso é facilmente demonstrado por todos os testes internacionais. Ainda assim as ideias feitas perduram, muitas vezes ajudadas por pequenas guerras políticas, apesar deste ser um tema em que os partidos nem precisam de ter grandes divergências.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)