Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

Abe, o primeiro a ser enganado pelo Presidente Trump

Na sexta-feira, Shinzo Abe era um homem feliz. Contra todas as expectativas, o primeiro-ministro japonês tinha conseguido ser recebido durante hora e meia pelo Presidente eleito dos Estado Unidos, na Trump Tower. O encontro teve curiosidades estranhas, sobretudo por ter sido decidido fora dos canais diplomáticos, sem conhecimento oficial do Departamento de Estado, e por ter tido a presença da filha e do genro de Donald Trump.

Apesar de todas as informalidades, Abe foi muito claro à saída da reunião quando disse que Trump era um homem em que se podia confiar.

Os especialistas em relações internacionais lembraram que Shinzo Abe é um líder com alguns laivos nacionalistas e que tem conseguido relacionar-se muito bem com alguns líderes que partilham essa natureza, nomeadamente o primeiro-ministro indiano e vários dirigentes australianos, que nos últimos anos têm sido mais protecionistas e, sobretudo, muito fechados face à imigração.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)