Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

A novidade do OE: o regresso da Segurança Social

  • 333

O orçamento do Estado é aquilo que, no fundo, já sabíamos. Uma tentativa de compromisso entre algumas promessas e ideias políticas com regras orçamentais duríssimas e uma economia sem ambição. Prova o que qualquer político, sobretudo da oposição, já devia saber: que é sempre possível fazer um orçamento. E volta a provar aquilo que qualquer contribuinte também já sabia: sem grandes alterações, a conta acaba sempre por passar por uma ou outra redistribuição, uns quantos agravamentos e umas quantas descompressões. Em traços gerais, nada mais do que isso e pouco menos do que isso.

O orçamento é pouco interessante do ponto de vista económico e muito pouco estimulante numa perspetiva política. Mas trouxe com ele uma grande novidade: o regresso do debate sobre a Segurança Social. Não pelas medidas que apresenta, mas pelo debate que o ministro colocou imediatamente em cima do Orçamento.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)