Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

Guterres e o mundo real

  • 333

António Guterres já venceu quatro votações sucessivas para a liderança das Nações Unidas. É a primeira vez que esse método, de votações sucessivas, é seguido na ONU e é isso que tem permitido a Guterres estar destacado na linha da frente do processo. O ex-primeiro-ministro português é absolutamente brilhante em provas públicas, tem um total domínio da palavra, um uso perfeito da retórica e uma cultura geral e política avassaladora.

Muitos portugueses só recordam Guterres pelos seus últimos tempos como líder de um governo, enredado em problemas internos, dificuldades em conseguir maiorias no parlamento, um discurso vazio sobre o consenso e dificuldade em tomar decisões. Mas Guterres foi (e é) o político tecnicamente mais dotado que Portugal viu em décadas. Não é por acaso que Marcelo só tinha medo de Guterres numa eleição.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)