Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

Qual é o prazo de validade de João Lourenço?

  • 333

O facto mais relevante do Congresso do MPLA não foi a romaria dos partidos portugueses, muito menos a subida de dois filhos de José Eduardo dos Santos ao Comité Central. O que fica desses dias é a confirmação do nome mais esperado para potencial sucessor, o general João Lourenço, que ocupava até agora o Ministério da Defesa e que, como novo vice-presidente do MPLA, será inevitavelmente vice-presidente de Angola depois das eleições do próximo ano e óbvio sucessor, caso Eduardo dos Santos confirme a ideia de deixar a política em 2018.

Com o afastamento consumado de Manuel Vicente, o outrora poderoso líder da Sonangol, da linha de sucessão, a questão que se coloca é só uma: a nova escolha é para levar a sério ou não? A lista de sucessores do Presidente angolano é longa e obedece a uma regra simples: todos os que falam demais foram descartados. E mesmo os que não falam demais - ou ficam calados - são descartados na mesma, como aconteceu a Manuel Vicente.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)