Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

Pior que o Brexit só a imagem da nova Europa

  • 333

Há uma imagem comum em quase todos os jornais europeus de hoje, muitas vezes na primeira página. Na mesma fotografia estão Angela Merkel, François Hollande e Matteo Renzi. O primeiro-ministro italiano é, neste caso, o anfitrião do encontro, cuidadosamente programado para o porta-aviões Garibaldi (nem podia ter outro nome) e para a pequena ilha de Vetontene, onde o antifascista Altiero Spinelli escreveu um manifesto iniciador do federalismo europeu quando foi preso pelo regime de Benito Mussolini.

Estas imagens simbólicas irritam-me solenemente e, já agora, deixam-me muito preocupado. O problema não está na tentativa de encontrar o lugar perfeito para mostrar que está tudo bem, mas no facto de esse esforço ser levado ao limite e de anular quase tudo o resto. E essa anulação do resto, do que nos devia interessar, ocorre porque não há quase resto para mostrar.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)