Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

O maior problema de Trump é o que fica

  • 333

Duvido muito que Donald Trump vença as próximas eleições presidenciais. Acho que a composição demográfica do eleitorado americano impede matematicamente essa eleição - pelo menos, para já - e que a estratégia de radicalização que lhe permitiu afastar, um a um, todos os candidatos republicanos que lhe fizeram frente é muito mais difícil de aplicar numa corrida a dois, em que se precisa de agradar a um eleitorado muito mais vasto que o das bases partidárias.

É certo que qualquer caso grave de segurança nacional, um atentado em solo americano ou mesmo um ataque violento a interesses dos EUA no estrangeiro podem mudar isso e colocar Donald Trump num rota ascendente. Mesmo qualquer incidente que decorra de algum dos seus alvos (que são muito genéricos), do tipo “mexicanos”, “islâmicos”, “emigrantes”, etc., pode ser facilmente aproveitado a seu favor. Imagine-se uma situação como a vivida ontem na Alemanha, com um refugiado louco a esfaquear pessoas num comboio, a repetir-se nos EUA nos meses que faltam para as eleições.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)