Siga-nos

Perfil

Expresso

Telegramas da saída limpa

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

O ódio regional, vinte anos depois

  • 333

Os leitores com mais idade e memória lembram-se de certeza do Terça à Noite, um dos melhores programas de debate da televisão portuguesa. Moderado por Miguel Sousa Tavares e com presença fixa de Pacheco Pereira e António Barreto, o programa era um magnífico espaço de debate, muitas vezes polémico e quase nunca consensual. Tanto os comentadores residentes como o moderador sempre foram conhecidos pelas suas opiniões e pelo facto de não terem medo em manifestá-las.

O programa esteve no ar vários anos na SIC e foi uma das grandes marcas diferenciadoras da primeira televisão privada em Portugal. Um dos seus momentos mais quentes decorreu de um programa sobre o Algarve, onde os excessos e loucuras urbanísticas da região não forma poupados. Ainda hoje, esse assunto é tema das crónicas de Miguel Sousa Tavares, uma das pessoas que mais se bateu pelo que há de maravilhoso no Algarve, sobretudo na área sobre que mais escreve, a de Lagos e do Alvor.

Penso que Pacheco Pereira e António Barreto hoje já dedicam menos tempo ao assunto, mas na altura foram duríssimos, com uma célebre frase de Barreto sobre - e cito de memória - "estar na praia e levar com um gelado na testa" a fazer furor e a motivar a fúria dos algarvios e, sobretudo, dos que tomaram as dores deles.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI