Siga-nos

Perfil

Expresso

Usurpação

Fareed Zakaria e John Paul Stevens. Dois nomes que revelam o desnorte e a radicalização da direita americana, que, por arrasto, indica um desnorte da direita ocidental. No atual clima de histeria libertária ou sulista no Partido Republicano, um hamiltoniano clássico como Zakaria é visto como “liberal”. Nas últimas décadas, Zakaria foi um dos grandes popularizadores do legado de Adams e dos Federalistas (Hamilton, Madison), a base da direita americana e do partido republicano (GOP) fundado por Lincoln.

Porém, Zakaria é rotulado de “lacaio de Clinton” pelo histerismo libertário, por um lado, e pelo racismo alt-right, por outro. Os inimigos de Lincoln e Hamilton, os libertários e os sulistas, tomaram conta do partido. O GOP de 2018 não tem qualquer relação com o GOP original ou com os federalistas. O GOP de 2018 tem mais em comum com os grandes inimigos de Hamilton e de Adams, Jefferson e Jackson. Estamos portanto perante uma usurpação.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)