Siga-nos

Perfil

Expresso

O exílio da direita americana

Na escala de Mercalli do fanatismo, a esquerda e a direita americanas são equivalentes e estão próximas do nível 1755. O mundo Fox News e o mundo CNN são placas tectónicas antagónicas em choque permanente, sem almofadas de diálogo entre si. Contudo, se são idênticas no tribalismo, já não são iguais na negação e no irrealismo.

A direita supera aqui a esquerda. O que é estranho, pois a direita (seja onde for) julga que é sempre mais realista do que a esquerda. No caso dos EUA, isso deixou de ser verdade. A direita americana exilou-se da realidade, recusa confrontar-se com factos que negam as suas crenças. Quer os factos da violência humana (massacres como o de Las Vegas) quer os factos da violência natural (Furacão Irma) são desprezados pelo Partido Republicano. O pós-verdade não é só da esquerda.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito para Assinantes ou basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)